“Só é livre quem for senhor de si mesmo” Epiteto
A filosofia japonesa chamada Kaizen significa a busca por um autodesenvolvimento constante e uma mudança todos os dias de nossas vidas. Ela pode ser fonte de muitas reflexões e trazer muitos aprendizados
Quantas vezes por dia você tem que se (re)construir?
De suas verdades, de seus preconceitos, de suas limitações?
Acredito que a única coisa que pode nos salvar de nossos próprios medos, tensões, angústias e limitações é nossa constante mudança e autoaperfeiçoamento.
O autoconhecimento, a expansão interna e o aprofundamento individual é a única forma de buscarmos nossa realização plena em todas as áreas de nossa vida.
Mas isso demanda tempo, esforço, paciência, compaixão, disciplina e persistência.
São nas pequenas conquistas diárias que conseguimos a busca de uma vida feliz e com sentido, uma vida plena. Também quando acharmos nosso PROPÓSITO, unirmos com nossa paixão e irmos em busca sem cessar desta causa que nos transcende.
Mas ele não aparece como sorte ou do dia para a noite. Ele aparece na busca, nos questionamentos, na dor e durante toda a nossa existência. Por esta razão não podemos nos cansar de procurar.
Por isso acho o Kaizen uma filosofia essencial. Só com o autodesenvolvimento eterno conseguimos nos superar, nos liderar e alcanças nossos objetivos- aqueles que preenchem a alma.
Já se arriscou hoje? Já fez hoje algo que temes?
Se esforce para sair da sua zona de conforto todos os dias. Seu cérebro inventará as mais variadas desculpas. Mas tente consistentemente não cair nestas armadilhas.
Construa-se. Reconstrua partes que não são boas em você e seja cada vez mais a sua melhor versão, para si mesmo em primeiro lugar.
Posteriormente e naturalmente as pessoas que estão ao seu redor e o mundo sentirão a autenticidade de suas transformações.